O Homem, a Serpente e os Supermercados

0
751

É comum que especialistas recomendem às pessoas que fazem dieta a não irem ao supermercado de estômago vazio.

Geralmente, quem come antes acaba levando menos guloseimas. Se estiver com fome, as guloseimas se tornam mais atraentes.

Uma vez que as guloseimas estejam na sua casa, é difícil resistir e dizer não. Ou seja, o melhor momento para resistir à tentação de comer demais é quando se sai para fazer compras.

Isso nos lembra uma questão bíblica bastante importante, que compartilho convosco abaixo:

“E tomou o Senhor ETERNO o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn. 2:15)

É muito comum que as pessoas pensem que o problema da queda começou pela mulher, enganada pela serpente. Após isso, a mulher teria feito o homem pecar.

Porém, estou entre os exegetas que acham que houve um problema anterior a esse. Na narrativa bíblica, a primeira tarefa descumprida foi a do próprio homem.

No versículo acima, vemos que o homem foi posto para guardar o jardim.

Pensem na cena: A serpente se aproxima da mulher, a convence a tomar do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Não é muito claro quem retirou o fruto da árvore. O mais provável pelo texto é que tenha sido a própria mulher. Mas, independente de quem, alguém foi até a árvore para tomar do fruto proibido e comer.

Onde estava o homem enquanto alguém ia até lá comer? Não havia sido posto de guarda para o jardim? Por que permitiu que isso acontecesse?

E mais: A mulher primeiro vai e come do fruto. Só depois é que ela o oferece ao seu marido. Onde estava ele enquanto a mulher comia do fruto? Por que permitiu que isso acontecesse?

Em momento algum a narrativa fala sobre o homem se irando com isso, afugentando a serpente, impedindo que o fruto fosse tomado da árvore ou mesmo correndo até a mulher para não deixá-la comer.

Ele poderia até ter falhado numa ou noutra dessas questões. Mas, por que não tentou fazer o certo até o fim?

O homem foi omisso. E a Bíblia Hebraica é claramente contra a omissão. Vide, por exemplo, Ezequiel 33.

O homem e a mulher também cometeram outra omissão: Não procuraram o Senhor para esclarecer ou discutir a questão. Certamente o Senhor estaria pronto para ajudá-los a resistir.

Mas, há uma outra lição igualmente importante: Teria sido muito mais fácil evitar o pecado se o homem tivesse agido logo de cara, na raiz do problema.

Era mais fácil resistir à tentação do fruto proibido se ele já não estivesse nas mãos da mulher. Melhor ainda, se o fruto não tivesse sido tirado do pé e estivesse em mãos,

Melhor ainda se eles não tivessem se aproximado da árvore. E, por fim, melhor ainda se a serpente tivesse sido impedida de se aproximar da mulher. Da mesma forma que é bem mais fácil evitar a tentação de comer demais quando se está no supermercado do que quando a guloseima está no seu armário.

A melhor maneira de evitar o pecado é tentando não entrar em circunstâncias tentadoras. Claro, não é possível evitar totalmente a tentação. Mas, reduzir a tentação é sempre uma maneira melhor de agir.

É importante, portanto, seguir os seguintes passos:

1) Não se aproxime de ambientes que te dêem vontade de pecar. Quanto mais longe estiver da oportunidade de pecar, melhor.

2) Afaste-se de pessoas te induzem à tentação. Você pode, e deve, dizer a elas que está se afastando por esse motivo. Até porque, nem sempre elas o fazem por mal.

3) Não tente dar um passo maior do que a perna. É muito mais fácil diminuir os cigarros do que largar o vício de vez. Ou sair com boas amizades do que ficar em casa pra não ir a um lugar ruim. Entenda que você tem limites.

4) Lembre-se: Previnir é sempre melhor do que remediar. E, quanto mais cedo prevenir, melhor.

5) Converse com pessoas de confiança. Peça ajuda. É mais fácil resistir em conjunto do que sozinho.

6) Não se deixe abalar se você tropeçar. Se você não foi forte hoje, tente ser forte amanhã. Não desista de tentar por causa de um tropeço. Persistir é fundamental

7) Ore sem cessar. Busque sempre do Criador a força para resistir.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here