Existem contradições na Bíblia? – Parte II

1
764

Na primeira parte, vimos dois dos quatro tipos de supostas contradições na Bíblia Hebraica. E vimos porque essas não são, na realidade, contradições de fato. Caso você queira ler o texto anterior, clique aqui.

Hoje, veremos mais dois tipos:

1) Generalização das Descrições do Senhor
Imagine pedir ao seu cachorro pra te descrever em latidos. Difícil, não? E a distância entre você e o seu cachorro é muito menor do que entre o Senhor e você. Como você descreveria, com palavras finitas, um Ser Infinito?

Os escritores da Bíblia sabiam disso e usaram a única forma que temos de descrever, que é utilizando antropomorfismos. Isto é, descrevendo o Senhor em termos humanos. Por isso, a Bíblia diz que o Senhor se senta num trono, que seus olhos acompanham a terra, etc.

Esses antropomorfismos têm, porém, um problema: São muito limitados. Logo, é um erro generalizá-los.

Por exemplo, a Bíblia fala da boca do Senhor (Sl. 33:6). Porém, essa é uma maneira simbólica de falar que o Senhor criou a vida, pois os antigos definiam vida como a capacidade de respirar. Agora, imagine generalizar isso e ficar discutindo que tipo de comida o Senhor como, de que são feitos os seus dentes, qual o cheiro de seu hálito, etc.?

Algumas das supostas “contradições” nada mais são do que isso: Antropomorfismos generalizados indevidamente!

O mais famoso dele pode ser visto abaixo:

“Então arrependeu-se o Eterno de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.” (Gn. 6:6)

“O Senhor não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm. 23:19)

Apesar de ser a mesma expressão (arrepender-se), o sentido é totalmente diferente. Em Gn. 6:6, a palavra é usada pra fazer o leitor entender a tristeza do Senhor com o que o homem fez. Tanto não é literal que o Senhor não tem literalmente um coração, isto é, um órgão que bombeia sangue.

Já o segundo uso é totalmente diferente! É para deixar claro que o Senhor não descumpre Sua palavra. Aquilo que o Senhor promete fazer por nós, Ele faz. Se ainda não fez, é porque não chegou o tempo.

2) Generalização de Conceitos
Há pessoas que acham que há contradições na Bíblia porque há conceitos aparentemente contraditórios. Mas, na verdade, frequentemente o que a Bíblia combate são os excessos e não o conceito em ti.

Um ótimo exemplo disso pode ser visto em dois versículos de uma mesma passagem:

“Não respondas ao tolo segundo a sua tolice, Para que não te faças semelhante a ele. Responde ao tolo segundo a sua tolice, para que ele não seja sábio aos seus olhos.” (Pv. 26:4,5)

Será isso uma contradição? Bem, é só olhar para os conselhos para perceber que burro o escritor não era! Por que, então ele diz coisas aparentemente contraditórias? Afinal, devemos responder ou não ao tolo?

A resposta é simples: O autor está dizendo que há momentos em que é melhor não responder ao tolo, porque quem o faz tem que se rebaixar ao seu nível. Porém, há outros momentos em que é melhor responder, para que ele não ache que está sendo sábio.

Um exemplo simples: Se uma pessoa diz que vai vender sua casa e aplicar todo o dinheiro na bolsa porque recebeu uma “profecia” de que ele ficaria rico fazendo isso, é importante tentar esclarecê-lo para livrá-lo do mal. Agora, se ele rebater insistindo que é falta de fé sua, é melhor ficar calado e deixá-lo com sua verdade.

Dificilmente teremos na Bíblia conceitos 100% absolutos. E justamente é por isso que não devemos ser fanáticos em nossa leitura. Lembremo-nos, inclusive, do que a própria Bíblia diz: “Não sejas demasiadamente justo, nem excessivamente sábio; para que te destruirias a ti mesmo?” (Ec. 7:16)

Conclusão
Como se pode ver, a generalização está na raiz dessas supostas contradições. Seja porque alguém está generalizando uma descrição sobre o Senhor, ou conceitos ensinados pelas próprias Escrituras.

No próximo artigo, analisaremos mais dois exemplos de aparentes contradições.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here